Seres vivos que se podem encontrar na Lagoa da Vela



Galeirões-Comuns
O galeirão-comum (Fulica atra) é uma ave da família Rallidae. Do tamanho de um pato, é facilmente identificável pela plumagem totalmente negra, que contrasta com o bico e a placa frontal brancos.
Esta espécie tem uma distribuição muito ampla, que abrange quase toda a Europa (até à latitude de 65º N), a Ásia e a Oceania.
Frequenta zonas húmidas de água doce, como pauis, lagoas, barragens e açudes. Embora seja omnívoro, o galeirão-comum alimenta-se principalmente de matéria vegetal, podendo também capturar insectos.

  


Galinha-D'água
A galinha-d'água ou frango-d'água (Gallinula chloropus) é uma ave da família Rallidae, ordem Gruiformes. A galinha-d'água-comum mede aproximadamente 37 cm de comprimento. Apresenta um escudo facial vermelho, faixas brancas nos flancos, plumagem negra e patas amarelas. Os imaturos são castanho-escuros com abdómen mais claro, sem o escudo facial vermelho.
Alimenta-se de uma grande variedade de material vegetal, além de pequenos animais aquáticos. Frequenta lagos, lagoas, canais, pântanos e também lagunas salobras. É ave migratória, deslocando-se para o norte durante o inverno austral.



Marrequinhas
A marrequinha-comum (Anas crecca) é uma ave anseriforme. É o pato mais pequeno da Europa. Tal como os outros membros da sua família, apresenta dimorfismo sexual, sendo os machos mais coloridos, com a cabeça vermelha e verde e o dorso cinzento, enquanto que as fêmeas são mais acastanhadas.Em Portugal a marrequinha-comum é uma espécie invernante bastante comum nas principais zonas húmidas, como estuários e pauis.


Mergulhão-Pequeno
O mergulhão-pequeno (Tachybaptus ruficollis) é uma ave aquática da família dos Podicipedidae, dentro da ordem Podicipediformes. O mesmo nome comum é dado à espécie Tachybaptus dominicus, mais pequena e que ocorre apenas nas Américas.
Trata-se de uma ave de tamanho pequeno, de bico curto e plumagem escura. Os seus sons são muito agudos e fortes, especialmente os sons no verão. Ele encontra-se por toda a costa, no alto-mar. O mergulhão-pequeno gosta de pôr seus ovos em ervas húmidas.



Patos-Reais
O pato-real (Anas platyrhynchos) é uma ave anseriforme que habita áreas temperadas e sub-tropicais da América do Norte, Europa e Ásia. A espécie tem forte dimorfismo sexual, tendo os machos uma cabeça de cor verde incandescente e asas e barriga cinzenta,enquanto que as fêmeas têm uma plumagem castanha salpicada. É o antecessor da maioria dos patos domesticados actuais.




Patos-Trombeteiros
O pato-trombeteiro (Anas clypeata) é uma ave da família Anatidae. Os machos são inconfundíveis, com a cabeça verde, o peito branco, os flancos avermelhados e o seu bico em forma de espátula. As fêmeas são acastanhadas, mas também se identificam facilmente graças à forma do bico.Este pato nidifica no centro e no norte da Europa. Em Portugal ocorre sobretudo durante o Inverno, podendo então considerar-se relativamente comum.



Petinha-dos-Prados
A petinha-dos-prados (Anthus pratensis) é uma espécie de ave da família Passeridae.
Mede cerca de 14,5 cm de comprimento.
Os seus habitats naturais são: campos rupestres, terras baixas alagadas, praias, andando normalmente no solo.
Em Portugal pode ser observada de finais de setembro a princípios de abril.
Alimenta-se principalmente de insectos e algumas sementes.


...

(Toda a informação presente na página foi retirada no Wikipédia)